agosto 26, 2009

Não estamos preparados para ter Gripe?

Mas nem para isto existe preparação?

 

Segundo a federação de associações de pais de Lisboa, "a inexistência de informação específica para pais sobre a gripe A está a contribuir para que muitos encarregados de educação tenham medo de levar os filhos à escola."

 

Esta notícia deixa-me um pouco perplexa, mas vamos ver se consigo ajudar.

Já fui à pediatra da minha criança para saber o que fazer e ela explicou com toda a calma e muita paciência, respondendo a todas as perguntas idiotas que eu como mãe colocava.

A federação de associação de pais ainda não consultou um pediatra? Não consegue responder aos pais assustados?

 

Mas então cá vai o que sei:

 

sintomas:

- mau estar, dores no corpo, tosse, febre alta como as gripes normais

- vómitos, diarreia e febre mais alta do que a gripe normal (ninguém se vai lembrar qual a última febre que a criança teve, por isso é considerar "febre alta")

- será difícil baixar a febre e demora mais tempo do que o normal

- se criança muito pequena, devido às dores pode ficar "derrotada"

 

Período de contágio:

- quando os sintomas aparecem, já era e duram mais uns 7 dias (não tenho a certeza do número, no meu caso vou assumir 9)

 

O que fazer em caso de sintomas:

- telefonar para 800242424

- se já tiver falado com o pediatra antes, já tem informação de qual a quantidade de medicamento para a febre que deve dar (o medicamento é o normal para todas as febres de crianças)

- garantir que a criança bebe muita água ou sumos naturais (pouco de cada vez) durante todo o dia

- não insistir com a comida, canja sempre foi o melhor medicamento para qualquer gripe

- colocar a criança em repouso absoluto (não deve ser preciso insistir)

- não apanhar frio, correntes de ar (normal de uma gripe)

- tentar distrair a criança contando histórias (isto já é normal em qualquer doença)

- esperar que a gripe passe, entre 9 a 12 dias.

 

Prevenir:

- restantes pessoas que estão em contacto directo, só não apanham se forem muito resistentes e devem ficar em "recolha domiciliária" até se garantir que não apanharam a gripe.

- seguir as indicações dadas pelo 800242424

- lavar muito bem as mãos várias vezes ao dia (incluir a cara)

- evitar tocar em objectos fora de casa

- evitar andar em locais muito frequentados e fechados

- evitar locais com ar condicionado ligado (nunca se sabe se são limpos)

- tomar a vacina normal da gripe se se sentir mais descansado (tal como nas gripes normais)

 

E pronto, é esperar que passe, não entrar em pânico e assumir que é uma gripe "chata" que nunca mais se vai embora.

Em caso de agravamento de sintomas, ligar para o 80024242, se não atenderem nos primeiros 15 minutos não é preciso entrar em pânico, a criança não piora nesse período.

 

Como vêem a teoria sei toda, e estou preparada para seguir na prática, já tenho os xaropes para a febre e as quantidades a tomar.

1 comentário:

Joana Magana disse...

essa coisa de nao tocar em objectos fora de casa aflige-me. En nao sou capaz de andar de maos nos bolsos... adoro um bom corrimao e ler o jornal no cafe, ainda para mais esta coisa dos aeroportos vais ser muito facil apanhar.

Ja estou mentalizada para a gripe mas ao menos que me atinja enquanto estiver em PT. Sempre posso ter os mimos da familia e a canja da Tia Amalia!