agosto 14, 2008

Tantos assaltos?

Já se deram conta do número de assaltos ou tentativas de assaltos a bancos, que têm acontecido pelo menos nestes últimos dois meses e até duas semanas?

Será que aumentou mesmo esse número ou à falta de notícias nesta época de férias passaram a ser noticia?
Será que alguém anda a incentivar os “Srs. Assaltantes” para trabalharem mais e assim se garantirem noticias?

Não me parece que os bancos estejam mais inseguros do que desde há muitos anos para cá. Já lá vão muitos anos que os Bancos deixaram de ter o “Sr. Policia” à porta que abria a porta à Sra. Velhinha que chegava, que informava sobre o horário do banco ou até dizia qual o período em que estava mais calmo.

Quando os bancos começaram a ser somente um centro de lucro e não um local com responsabilidades também sociais, porque afinal têm colaboradores que arriscam a vida sempre que existe um assalto, as questões da segurança, das responsabilidades deixaram de ser consideradas. O objectivo dos bancos também já não passa por guardar o nosso dinheiro ou melhor passa por guardá-lo sim, mas para uso dos proprietários dos bancos.
Quando por alguma desgraça um banco for assaltado no momento em que lá estiver o Sr. Dono do Banco, de certeza que os meios de segurança deixarão de ser somente as câmaras de filmar, é que por acaso nunca vi nenhuma câmara a correr atrás de um assaltante ou a proteger-me de criaturas indesejáveis quando tenho que ir levantar dinheiro às caixas Multibanco.

Grandes bancos, isso é que é, menos impostos, mais regalias do estado, mais lucros, menos responsabilidades, mais despesas por manipularem o nosso dinheiro ou somente por lhe limparem o pó, e ninguém pode fazer nada ou melhor quem pode não quer, pode ser perigoso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto os seguros pagarem tudo a ordem é sempre para levar tudo. Alias os seguros preferem que a policia só apareça mesmo depois, pode haver reféns feridos pode haver feridos e nesse caso o valor a pagar pelo seguro é mais caro devido as despesas hospitalares.
Segundo os dados estatísticos a criminalidade não aumentou, o que aumentou foi a criminalidade violenta, que é praticada por aqueles que não se integram na sociedade dos nossos dias (minorias, ilegais, jovens sem futuro), os excluídos a que a sociedade não aceita dar uma oportunidade fácil para se integrem.

bono_poetry disse...

for real ...ja tinha saudades de te ler...sempre coloco em dia os meus relatos sobre o quotidiano das noticias em portugal com um pouco mais de salero...mui bien...eu nao tenho ferias e tambem desejo que para quem merece que elas se prolonguem ate sempre...hehehe well ate ja!!!
e fiquei curioso sobre as portagens diferenciadas vou ler algo mais sobre isso!!!