agosto 22, 2008

Afinal temos criminalidade violenta

“O director do Observatório de Segurança disse hoje que a criminalidade violenta "chegou para ficar e conquistar terreno" em Portugal, com grande capacidade de organização e qualidade de meios, tal como já acontece no resto da Europa.”

E ainda temos mais umas declarações interessantes:

“Apesar de considerar que a capacidade de reacção da polícia portuguesa melhorou, Garcia Leandro alerta que, tal como acontece noutros países da Europa, o crime organizado e com grande violência é praticado por criminosos bem organizados.”

"A capacidade de organização dos criminosos é mais rápida e potente que a das forças de segurança, em Portugal ou em qualquer país. Estamos a viver uma globalização criminal", referiu.


(Noticia no Público)

Ora bem, só pegando nas palavras “chegou para ficar… em Portugal, … tal como já acontece no resto da Europa”, e então? Excelente, se já acontecia no resto da Europa e nós até sabíamos, tivemos muito tempo para nos prepararmos e defendermos, certo?

Portanto esta parte não me preocupa, o assunto vai ser rapidamente resolvido e a Europa poderá aprender connosco como se resolvem situações graves de Criminalidade Violenta, afinal não estivemos a dormir nos gabinetes, estivemos a estudar, a aprender e a prever.

Agora o que me assusta é a outra parte:
A… organização dos criminosos é mais rápida e potente que a das forças de segurança…”
Bom esta não percebo, estão a querer dizer que os criminosos trabalham mais horas durante o dia, aprendem melhor, têm um QI mais elevado, aprendem com os erros, sabem organizar-se, gerir, comandar, resolver, concretizar melhor do que os que deviam ser especialistas criminais?

E que tal integrar nas forças de segurança de Portugal um Criminoso Violento, daqueles mesmo a sério e deixar que ele organize a nossa casa, nos ensine e resolva a questão da criminalidade, já que nós não conseguimos ou pelo menos andamos atrás e eventualmente só conseguimos copiar e mal?.

2 comentários:

Sónia Lopes disse...

O problema é que como nunca tivemos de nos preocupar com alguns tipos de crime, talvez não se tenha levado a sério a preparação para combater os mesmos... penso eu de que... :|

bono_poetry disse...

opa...estas a preocupar-me...mas as cenas em portugal estao assim tao mas?well...sinceramente duvido...mais uma vez extrapolamos as evidencias...por exemplo hoje algum gang de rapazinhos entre os 16 e os 18 pisaram os dedinhos de um jovem de 16 (bom aluno...bom filho...e incapaz de fazer mal a uma mosca)atirando-o de um oitavo andar?pois aqui em londres e o nosso pao de cada dia nas noticias...(nao exageremos!!!)ai ao lado em espanha o crime organizado e uma luta desigual entre policias e criminosos...as coisas em portugal nao estao assim tao mas no que toca a seguranca...penso eu de que...mas nunca desvalorizando a tendencia internacional realmente temos que apetrechar as nossas forcas policiais de mais elementos de qualidade!!!sem duvida!!