setembro 30, 2009

tenho que repensar a minha opinião

até hoje nunca percebi porque não votavam as pessoas
nunca aceitei que alguém que não tivesse votado só porque não quis, criticasse fosse o que fosse da actuação do governo ou da oposição.
chamem-lhe manias, mas sempre foi esta a minha opinião, se alguém tem alguma coisa a dizer mesmo que seja "nada", vá às urnas e coloque um voto em branco.
Isso sim é participar, é sugerir mudança, é querer expressar a sua opinião.
Quem não vai significa que nada tem a dizer e é indiferente ao que se passa, por isso não tem nada para criticar ou elogiar.
 
No entanto desde domingo à noite estou à espera de saber qual a precentagem dos votos nulos/brancos.
A tal percentagem que nos diz quem está descontente, quem não acredita em nenhuma candidatura, quem quer mudança.
 
E continuo à espera, o que é certo é que só aparece o número da abstenção.
Mas que me interessa a mim a abstenção? Então e os que foram exercer o seu direito/dever de voto e expressaram uma opinião?
Onde está essa opinião reflectida? Qual foi a percentagem?
 
Se não interessa, então tudo bem, que se dê importância à abstenção e que os votos nulos/brancos contem para essa percentagem
Talvez essa seja a verdadeira percentagem de quem não quer saber o que se passa.
 
Mas se for assim, avisem ou então passem a informar-nos da percentagem dos brancos/nulos.
Sempre gostava de saber em que lugar ficaram, 4º? 5º? 6º? ... 12º?
 
E já agora se for assim talvez esses lugares devessem ficar vazios no parlamento, senão, então que fiquem os correspondentes à abstenção.
 
Mas continuo a dar mais significado/crédito a quem se esforça e exerce o direito de voto mesmo que em branco até informação em contrário.

6 comentários:

Cris disse...

Os branco e nulos estão nos resultados online da sic: http://sic.sapo.pt/online/noticias/portugal2009/Legislativas/resultados. Foi uma percentagem mínima. Ou seja, as pessoas protestam mesmo através da abstenção.

Joana Magana disse...

eu devia estar no grupo dos que foram privados de votar!

bono_poetry disse...

eu acho que a resposta esta dada,as pessoas que fizeram a diferenca,mais uma vez foram as que nao votaram!!existe sempre uma imensa falta de rigor nas palavras dos partidos e seus dirigentes e isto reflecte-se na abstencao!!
eu espero pelos teus desenhos sao essenciais a historia,sem eles nao funciona tao bem!!!

Ianita disse...

O problema é que as pessoas não procuram esses resultados... temos que começar a inundar as tvs com esse pedido...
:)

Titá disse...

Chama-me antiquada, mas eu continuo a achar que votar, não é só um direito ( que para as mulheres até é bem recente), como o é também um dever.

De facto, nestas últimas eleições os nulos e os brancos não foram divulgados como habitualmente, mas acredita, estão lá e são contados.

Deixo um beijo e desejo um bom dia...cheio de música.

Anónimo disse...

"E já agora se for assim talvez esses lugares devessem ficar vazios no parlamento, senão, então que fiquem os correspondentes à abstenção."

já existem muitos países em que ficam mesmo vazios, e assim sendo mostra-se o descontentamento, o cepticismo e o desencanto com tudo isto, para além de que os "tachos" são menos. Pena que cá não seja assim. beijo CR