janeiro 26, 2009

Muito útil para quem atravessa nas passadeiras

Realmente Portugal tem que estar à frente em algumas coisas.

Não vi ainda em país nenhum por onde passei uns semáforos para peões que indicassem quantos segundos me são oferecidos para atravessar a estrada.

 

Pois, mas Portugal já tem, pelos menos em alguns locais de Lisboa, temos disponível, além do vermelho e verde para atravessar a estrada, também um sinal que nos indica o nº se segundos que me é oferecido.

 

Considerando que em Portugal:

- é raro o automobilista que pára nas passadeiras sem ser forçado, ou seja, só pára se eu já estiver pelo menos 1 metro dentro da passadeira.

- é MUITO raro o automobilista que para no sinal intermitente quando muda de direcção para deixar passear os peões

- não existe automobilistas que abrandem no sinal amarelo, porque todos sabem que amarelo é para acelerar.

 

Parece uma boa medida, essa de sabermos os hipotéticos segundos que temos para atravessar a estrada.

 

Agora outra coisa engraçada é que eu não consegui atravessar as duas faixas nos 26 segundos que me deram.

Não me deitei no chão, não figo ser coxa, não dancei no meio da estrada, nem sequer vim a descansar no meio da estrada.

Gostava de ver como irão fazer as pessoas com dificuldades em andar, ou simplesmente uma mãe com uma criança pequena pela mão…

 

Quer dizer, até sei, vão ficar no meio das duas faixas durante pelo menos 10 minutos até voltar a abrir o sinal para os peões e disponibilizarem outra vez 26 segundos.

 

Achei a ideia muito linda, mas seria interessante se tivessem colocado tempos mais parecidos com os reais.

1 comentário:

Sininho disse...

A primeira cidade foi Viseu ...creio que em Outubro já havia aqui este sistema :) o Fernando Ruas colocou em primeiro lugar junto à câmara :) jinhos