dezembro 10, 2008

Carne Irlandesa com dioxinas

Isto foi o que soubemos.
A seguir soubemos que uma empresa de Vila do Conde tinha importado essa carne.
Depois soubemos que era de porco.
A seguir soubemos que a ASAE e Direcção Geral de Veterinária ia deslocar-se a várias fábricas do país para descobrir o resto da carne importada.

E agora espanto, dos espantos, a declaração “de uma fonte do gabinete do ministro Jaime Silva”: o problema não representa qualquer perigo para a saúde pública.

Muito bem, então se não apresenta qualquer perigo para a saúde para que se está a pagar à ASAE e à Direcção Geral de Veterinária para andarem a visitar as restantes empresas que estão a utilizar carne importada da Irlanda?

Ou bem que faz mal e se fazem todas as inspecções e se retiram todos os pedacinhos de carne do mercado e se avisam os consumidores, ou não faz e escusam de estar a querer demonstrar trabalho.
Por mim, faz mal e não sou nenhum bebé a quem não se possam dizer as verdades, ou seja gosto de saber a verdade.

Se comi carne irlandesa nestes últimos tempos, talvez seja melhor ver o que se passa, se é um possível perigo faço questão de evitar carne com origem em Vila do Conde e arredores (com origem ou não na Irlanda, porque se eles não se preocuparam em fazer lucros à minha custa, também não tenho que me preocupar com o prejuízo deles).

Ah e já agora, entretanto também apareceu a noticia, que talvez não seja só carne de porco, a de vaca passou pelo menos “tratamento especial” … e esta posso dizer que a encontrei num Hiper com indicação de “Origem: Irlanda”… menos-mal, pelo menos é honesto e eu tive opção de escolha.

E só mais uma dúvida que me assalta, porque é que tem que ser sempre a União Europeia a avisar? O que andam a fazer os nossos inspectores? Afinal a carne já estava em Portugal e a ser processada.

Sem comentários: