setembro 29, 2008

Privativar vs Nacionalizar

Nunca fui a favor das nacionalizações, porque acredito que ninguém melhor do que o dono sabe tratar das suas coisas, além disso considero impossível que o Estado seja especialista em todas as vertentes de Gestão e em todos os assuntos que podem ser geridos, por isso cada um no seu galho e cada um a tratar do que é seu.

 

Mas agora estou a ficar espantada, então em momentos de crise os bancos estão a ser nacionalizados?

Confesso que considero uma questão de cobardia dos donos desses bancos e dos seus accionistas.

Faz-me lembrar alguém que sai de casa dos pais para se casar e que quando o casamento corre mal volta a correr para casa dos pais.

 

Confesso que não considero uma posição adulta e esperava mais dos gestores financeiros que se apregoam detentores do conhecimento quando se fala de politica económica mundial.

 

Porque não existem então nacionalizações quando o lucro abunda? Ou nessa altura não interessa aos accionistas partilhar lucros e só se lembram de partilhar, ou melhor, transferir prejuízos para o estado?

 

Tudo isto porquê? Por enquanto ainda nenhum banco Português correu para debaixo das saias da mãe, mas os Britânicos já começaram com o Bradford & Bingley, quem serão os próximos?

 

Sem comentários: