setembro 14, 2007

Primeiro dia de aulas

É um dia desgraçado!
A criança fica na escola a “sério” pela primeira vez e eu tenho que sair da sala de aula, que chatice.

Aquele cheirinho a livros e cadernos, cartolinas enormes e coloridas (eu só tinha a branca porque a preta só apareceu 5 anos depois), mochilas brilhantes e ainda sem esfoladelas nem riscos, livros coloridos até mais não e ainda de páginas coladas, uma professora sorridente, lápis de cor, lápis de cera, afia, borracha, as secretárias todas lavadinhas, o chão encerado, …

Só me traz vontade de voltar para a escola, que saudades de aprender coisas novas todos os dias, de ter colegas animados todos os dias, de escrever com a mão e não no computador, de me pedirem para fazer desenhos, de brincar com os números, de fazer experiências com as cores e materiais, de pintar no chão, …

Ai ai, eu não devia ter saído da escola, devia lá ter ficado ou como aluna (tinha que ter arranjado uns pais bem ricos) ou como professora.

Agora estou desejosa que comecem os trabalhos de casa, será que ainda se chamam “TPC”?
Será que continuam a existir as cópias, os ditados, a leitura de dicionário?

E será que ainda se faz o dicionário de sinónimos e ilustrado? Este era bem giro.

E quadro de honra, será que existe?

Bom, nunca mais é hora de ir para casa para saber estas coisas todas.

8 comentários:

Victor Nogueira disse...

Muito Boa Tarde, Moça do Administrador!
Presumo que a tua criancinha renha entrado para a antiga 1ª classe. Certo? Eu devo ser mais idoso que tu, mas mesmo assim as coisas estão diferentes. Já não há a menina dos 5 olhos (nunca me bateram com ela), nem puxões de orelhas (idem) nem ficar com orelhas de burro, sem ir ao intervalo ou sentado a uma esquina da sala virado para a parede. Nunca tive castigos na primária pk era bom aluno e bem comportado :-)
A mãe dos meus filhos era professora do ensino primário e do que me lembro era que já não havia redaccões mas textos livres (de que falei num post) e que a escola me parecia mais divertida, embora alguns alunos fossem deveras insubordinados. Mas tu deves ser quase uma teenageer :-)
Não queres colaborar no Ao Sabor do Olhar? Se não for com uma quadra
aos Lobos pode ser com esse texto sobre as aulas.
Beijo
VM

Victor Nogueira disse...

Bi-olá :-)
Não, não é publiicidade, mas uma simples saudação. Estes publicitários têm cada uma. Ele é o Janelas (Windows), o Word (Palavra) o Olha para Fora Rápido (Outlook Express) etc, e os anjolas a pensarem que aqueles nomes são esotéricos.
Bem, mas voltei porque queria ver o Humoral da Historia mas parece que já foi varrido da história, Confirma lá!
Bjo
VM

Victor Nogueira disse...

Xi, que mázinha e atarefada
Como vai isso?
Bjo
António AleixoANTÓNIO ALEIXO. (1899 - 1949). QUADRAS POPULARES

Victor Nogueira disse...

ops
engano nas teclas. Naturalmente não era para ser «paste» e saíu o Aleixo, mas sim ....
VM

Victor Nogueira disse...

Meu Deus, como a moça está ocupada ou alegre !!!
Me despeço
Vm

Filipa disse...

Está lindo!! Que hino ao primeiro dia de aulas!
Adorei.
São os teus desenhos e as tuas palavras.
Tenho saudades tuas, pois não te encontro em lado nenhum.
E ainda preciso falar contigo.

Bichodeconta disse...

Lembro com emoção o meu primeiro dia de aulas e o dia em que fui levar a minha filha á escola.. São ciclos da nossa vida que nos fazem avançar e crescer..Um abraço, ell

Anónimo disse...

Caro Victor,

Obrigado pelo interesse. O Humoral da História continua acessível na sua morada habitual: http://expresso.clix.pt/gen.pl?sid=ex.sections/23465. Por que não adicioná-la aos seus favoritos?

Cara Filha do Admin, costumava de facto ter um link para o Humoral. Espero não a ter ofendido com algum cartoon menos conseguido... Nunca é minha intenção ofender ninguém, mas as imagens são fortes. Às vezes acontece... Beijinho