setembro 04, 2014

novo sistema informático para ajudar os tribunais ? (act)

(MAIS de MEIO MILHÃO DE EUROS para o LIXO que NÃO FUNCIONAM - este ano)

Ora então vamos lá pensar um bocadinho, para ninguém adormecer depois de almoço.

Segundo o presidente do IGFEJ, Rui Pereira, os problemas que estão a acontecer no novo sistema informático da justiça,  devem-se a um problema de “qualidade de dados”.

!!!!!!!!!!!!!!!!!! Desculpem ????????????????

Mas então para um qualquer responsável de um sistema informático ou para uma qualquer empresa de consultoria em tecnologias de informação, não é evidente que qualquer migração de dados (mudar informação de um sitio para o outro) tem sempre uma componente de limpeza de dados?

Vamos pensar no dia-a-dia, mudam de sala no local de trabalho, o que fazem?
  • ·         Limpam o lixo acumulado ao longo do tempo, antes de mudarem para a nova sala
  • ·         Arrumam a informação existente e prepararam-na para a nova sala

Certo?

Agora pensem, vão mudar de casa, qual é a primeira coisa em que pensam?
  • ·         O que posso deitar fora, para começar uma casa limpinha e arrumada?


Pois bem, num sistema informático o processo é exactamente o mesmo, qualquer principiante que passou pelo contacto com um sistema informático, sabe disto.

Como é que os responsáveis envolvidos no sistema informático, antigo e novo não sabiam disto????

Só falta dizer que foram os funcionários que trabalharam com o sistema que foram os culpados pelos problemas que estão a existir.
Aliás, não falta, já o disseram quando afirmaram “Há dados registados de forma incompleta e registos mal preenchidos”. Pois há e vão existir sempre se o sistema o permitir.


Procurem quem desenhou o sistema que escondeu a necessidade de limpar os dados, para que saísse mais barato; quem o comprou que achou que não era preciso limpar os dados porque podia ser que passasse; quem o aprovou porque só validou os casos certos para ser mais rápido, ter menos trabalho e quem nem sequer sabia o que fazia, mas que tinha essa obrigação como por exemplo o Responsável do Sistema Informático, são esses os verdadeiros culpados.

>>>>>>>>>>>>   noticia  <<<<<<<<<<<<

1 comentário:

Unknown disse...

Parece-me inacreditável que estes problemas de Qualidade de Dados, como afirma o presidente do IGFEJ não sejam acautelados, e causem danos dificilmente recuperáveis para todos nós.

Quem anda nestas áreas sabe da importância da Qualidade de Dados nos projectos de Migração, mas infelizmente é muitas vezes descurada levando a consequências como aquelas que assistimos neste caso.

Só tenho a dizer: é lamentável e poderia ter sido evitado... estou triste :(

#becausedatamatters #datalab #dataquality